Graphmática

Introdução

O Graphmática é um aplicativo que trabalha com duas dimensões, sendo capaz de representar graficamente funções polinomiais de qualquer grau, funções exponenciais, logarítmicas, trigonométricas, hiperbólicas, etc. Também é útil no Cálculo Diferencial e Integral: hachura áreas para ilustrar integrais, desenha gráficos de derivadas e cria gráficos de equações diferenciais ordinárias. Possibilita, assim, diversas aplicações em matemática. O Graphmática é versátil, uma vez que possibilita, em trigonometria, trabalhar com o ângulo em graus ou em radianos. Além disso, os gráficos podem ser representados com coordenadas cartesianas ou em coordenadas polares, facilitando a criação de figuras que envolvam funções trigonométricas. É permitida a construção por parâmetros (retas paramétricas, por exemplo), e inequações são representadas muito facilmente. Não é um programa de Geometria Dinâmica (veja a definição), mas é um programa de Matemática Dinâmica.



O software foi criado por Keith Hertzer, um bacharel em Engenharia Elétrica e Ciência da Computação da Universidade de Berkeley. O endereço da Internet que dispõe o download do programa é escrito em inglês (www.graphmatica.com), mas as versões disponíveis são diversas: desde uma original (em inglês) até traduções para o espanhol, francês, coreano e, inclusive, português de Portugal. Em breve haverá uma tradução para o português brasileiro (Estou trabalhando no projeto!!).



Neste site apresento um guia de usuário para o Graphmática da versão 2003p onde no primeiro capítulo é mostrado as funções de cada menu do programa e no capítulo 2, a sintaxe para escrever as equações corretamente.



Este guia foi desenvolvido em especial para as aulas de Introdução ao Cálculo, Cálculo Diferencial e Integral e Cálculo Integral dado nos cursos de licenciatura da UNIBAN. É destinado aos professores e alunos sendo de uso livre, podendo imprimir quantas cópias desejar, desde que, preserve o nome do autor.

 
Banner

Enquete

Qual programa mais usa?
 
Banner